Como resolver o problema de erro de conexão via wireless



Você termina de configurar o roteador Wireless pelo modo “easy” e, de repente, o seu computador  ou dispositivo móvel simplesmente se recusa a conectar. O que fazer neste caso? Não é possível apontar apenas uma solução. Diversos fatores podem interferir. Mas, nesta dica, vou indicar a vocês algumas práticas que poderão resolver os seus problemas de maneira simplificada.

Como, geralmente, este erro ocorre no sistema operacional Windows vamos listar algumas soluções referentes às configurações diretamente nele.

Adicionar rede manualmente


Abra o menu Iniciar e clique em Painel de Controle > Rede e Internet > Central de rede e compartilhamento. Clique agora em Gerenciar redes sem fio.
central rede compartilhamento
Neste caso temos que configurar manualmente a conexão. Então o primeiro passo é clicar no botão Adicionar.
adicionar rede wireless 1
Clique, agora, em Criar um perfil de rede manualmente.
adicionar rede wireless 2
O terceiro e último passo é inserir as informações referentes à sua rede sem fio.
adicionar rede wireless 3
Ok, você fez na “unha” aquilo que, talvez, o Windows não tenha conseguido fazer por si só. Mas vale outra observação.

Configuração no roteador

Localize o IP de seu roteador (geralmente 10.1.1.1 ou 192.168.0.1) e acesse-o pelo seu navegador.
No painel de configuração Wireless escolha sempre modos híbridos, como por exemplob/g ou b/g/n. Isso garante que será compatível com os diversos tipos de placas de rede.
Outro detalhe importante é o canal. O padrão dos roteadores é o canal 6. Mas, se existem muitas conexões com o mesmo canal o nível de interferência é muito grande. Portanto escolha algum outro número, por exemplo 1 ou 11. Faça, também, uma varredura nas redes disponíveis e veja o canal de cada uma delas. Isso ajuda a escolher um canal menos utilizado.
Mas não se esqueça: sempre que configurar o roteador reinicie-o para que as modificações venham a ser utilizadas.

Windows XP

O Windows XP, até o SP2, não reconhece o método de criptografia WPA2. O sistema simplesmente desconhece este método. Portanto não conseguirá decifrar a senha para acessar sua rede Wireless, caso esta esteja protegida neste método.
Uma solução para este problema, primeiramente, é instalar a atualização identificada comoKB893357. Ou, se preferir, atualizar para o SP3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário